top of page
Buscar

Será que os chamados carros “RR” valem a pena?



Você já ouviu falar no termo carro "RR"? Se ainda não conhecia, saiba que nada mais é do que a sigla de "restos de ricos", uma forma nada tradicional de se referir aos carros de marcas premium com muitos quilômetros rodados, cujos proprietários optam pela revenda. Esse termo é muito usado por lojistas de carros usados, que acabam tendo um certo desejo por esses veículos, principalmente porque alguns modelos ainda têm um atrativo valor de venda no mercado atual, surpreendentemente, visto todo o tempo de rodagem. Entre 2022 e 2023, por exemplo, veículos como a BMW X5 e X3, lançadas entre 2003 e 2009, e a Land Rover Freelander, ano 2011, foram na contramão da desvalorização, segundo um levantamento feito pela Mobiauto. Uma BMW X5 ano 2006, que ano passado ainda valia cerca de 52.000 reais, este ano está em torno de 55.000 reais. Enquanto uma BMW X3, ano 2009, em 2022 era negociada por 54.300 reais, este ano passou a ser negociada por 57.400 reais. Mas a pergunta que fica é: "o comprador faz um bom negócio investindo num carro tão 'rodado'?". A resposta de qualquer especialista em mecânica certamente é "depende do carro".

Isso porque há ótimas e péssimas oportunidades no mercado e cabe ao interessado fazer todo um estudo a respeito daquele automóvel. É essencial ter total entendimento a respeito dos "efeitos colaterais" que aquele carro pode ocasionar. Veículos importados requerem peças diferenciadas por exemplo, portanto, os custos de manutenção podem ser "assustadores" quando comparados aos custos de carros nacionais. Se um carro já rodou muito, ele pode acumular alguns vícios mecânicos e problemas que muitas vezes podem ser irreversíveis.

Pare e pense: "Para qual finalidade quero este carro?". Algumas pessoas usam o carro somente de fim de semana e nunca para trajetos muito longos. Outros já sabem que aquele carro vai "pegar muita estrada" pela frente. Compensa o risco?


Uma boa dica é que o comprador, caso não seja muito informado sobre o mundo automotivo, faça uma busca por conteúdos na internet que possam ajudar. Há uma grande variedade de vídeos disponíveis em plataformas online em que especialistas explicam sobre custos e reparos de carro antigos, principalmente carros importados com alta quilometragem.

Todavia, se você puder contar com a ajuda de um profissional mecânico que possa avaliar por completo o carro, antes que você conclua o negócio, é melhor ainda. Todo veículo pode esconder certos problemas que ficam mascarados aos olhos de pessoas leigas. Ou seja, jamais compre um automóvel usado sem uma checagem completa de especialista.


Mas, caso o seu desejo seja ter um carro premium que não vai te dar dor de cabeça - aliás, pelo contrário - vai te proporcionar só a melhor das sensações de andar por aí motorizado em grande estilo, conte com a Divena Mobility. Temos um catálogo completo de modelos premium para você assinar. É só escolher o carro dos seus sonhos e montar o seu contrato, da forma que mais se adequa ao seu perfil de uso. Entre em contato conosco!

Kommentare


bottom of page