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O que fazer para preservar os seus pneus em períodos de altas temperaturas?



Os pneus do carro sofrem e muito com esse clima "tira casaco, põe casaco" que ultimamente tem feito os paulistanos viverem num eterno efeito boomerang em relação ao clima. Há alguns dias, teve termômetro batendo mais de 40 graus da capital. Um calor totalmente atípico para quem vive na terra da garoa.


Para os carros a situação também fica tensa, já que com o calor a demanda sobre o sistema de arrefecimento e da climatização aumenta muito, consumindo mais do automóvel. Porém, um ponto importante e que muita gente acaba não dando importância é a situação dos pneus.


Isso porque a temperatura está diretamente relacionada com a variação da calibragem. Segundo a fabricante Continental Pneus, basta somente cerca de 5,5 ºC de aquecimento para que um pneu tenha a sua pressão aumentada em uma libra. Ainda segundo artigos publicados pela empresa em seu site, a cada 4 libras a menos, o consumo de combustível aumenta, em média, 1,5%.


Portanto, caso você faça uma calibragem durante um período de calor intenso, ou caso rode com o carro por vários quilômetros num asfalto muito quente, assim que a temperatura do pneu esfriar, a pressão interna dos pneus deve ser revisada. Poucas pessoas fazem essa revisão, o que acaba causando certos prejuízos, pois com a calibragem inadequada há mais consumo de combustível, mais desgaste dos pneus e mais risco de danificar as rodas, sem falar dos riscos de acidentes..


Ate mesmo o desgaste habitual do carro como um todo pode sofrer um aumento, pois calibragens desiguais não causam apenas desgastes diferentes entre os pneus e rodas, como acabam forçando algumas partes do veículo a trabalhar mais do que outras, podendo antecipar aquela visita ao mecânico que não seria necessária por agora.


Preste atenção que aí vão algumas dicas:

- Calibre os pneus antes de iniciar qualquer percurso mais longo, principalmente viagem;

- Verifique sempre as informações do fabricante, que indica a calibragem correta;

- Normalmente, no manual do fabricante do pneu há informações sobre como calibrá-los quando o veículo estiver com o peso acima do comum. É importante checar essa diferença.

- Mesmo que não tenha utilizado muito o carro num período de calor em excesso, sempre que a temperatura ambiente sofrer uma grande queda, faça a calibragem, pois os pneus esquentam mesmo sem rodar.

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