top of page
Buscar

Entenda porque a locação de um veículo faz muito mais sentido se comparada à compra do mesmo

Atualizado: 14 de abr. de 2023



Você compraria na bolsa de valores uma ação sabendo que, dali para frente, ela apenas perderá valor? A depreciação do veículo é o ponto de partida que justifica, em primeiro lugar, a existência das locadoras no mercado automotivo. E os economistas podem confirmar - o carro é um ativo que apenas desvaloriza, a partir do momento que sai da concessionária.


Aqui vai um cálculo simples para entender essa depreciação: Considerando uma vida útil de 5 anos, em linhas gerais, o valor do automóvel é reduzido a 0 após esse período. Ao dividir o valor de compra por 5, você deduz a depreciação anual. Assim, um veículo comprado em janeiro, a R$ 100.000,00, passa a valer R$ 80.000,00 em dezembro do mesmo ano.


Via de regra? Normalmente, sim. Até a pandemia chegar.


Vivemos dois anos atípicos do mercado em que, por escassez de peças, o carro zero deixou de ser fabricado e ter volume de venda. Isso ocasionou um desequilíbrio com baixa oferta e alta demanda, e o carro seminovo passou a ser a única opção para abastecer o mercado automotivo. Então, o preço dele subiu.


Contudo, são águas passadas. Pesquisa recente da Mobiauto. plataforma especializada em precificação de automóveis, mostra que os preços dos carros usados e seminovos estão mais baixos do que há seis meses, e a tendência de queda já pode ser confirmada após o relativo período de alta.


Além da depreciação, o veículo ainda demanda custos mínimos de manutenção: documentação/IPVA, licenciamento, emplacamento, revisões preventivas e corretivas. Sem mencionar os facultativos, como o seguro, que não é obrigatório mas altamente recomendável.


O carro locado não deprecia nem muito menos onera os custos extras. Isso porque a locadora trabalha com escala - ou seja, compra, licencia, faz seguro e manutenção de muitos veículos. Toda a cadeia de fornecimento na locadora é escalável e, então, as locadoras conseguem descontos em todas as etapas - que são repassados para o cliente final.


O custo do dinheiro é mais um ponto a ser ressaltado. Tratando-se da pessoa física que financia um veículo, as taxas de juros são muito mais altas em comparação às taxas que uma locadora paga ao captar investimentos, seja com bancos ou investidores.


E o comprador que paga o veículo à vista poderia investir o capital em aplicações seguras do mercado financeiro que garantiriam a ele cerca de 15% de lucro ao final de um ano - ao invés de uma depreciação de 20% do seu dinheiro, se comprasse o veículo.


Por fim, vamos falar de benefícios? Ao optar por assinar um carro com uma locadora, o cliente desfruta de diversos serviços que agregam como economia das famosas “dores de cabeça”. Na Divena Mobility oferecemos serviços de leva e traz para as revisões preventivas, concierge, assistência 24h, gestão de multas. Fazemos toda a administração necessária para que o cliente não precise se preocupar e nem perder tempo com nenhuma das burocracias que teria com um carro comprado.


Para saber mais sobre nossos carros por assinatura, entre em contato conosco.


 
 
 

Comments


RECEBA NOSSAS NOVIDADES

Obrigado pelo envio!

precificacao@divenamobility.com.br

Telefone: (11) 4688-0630 | Whatsapp: (11) 9.4219-8669

Av. Fábio Eduardo Ramos Esquivel, 2279 - Diadema - São Paulo/Brasil

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Grey Facebook Icon

Imagens meramente ilustrativas. As ofertas do site podem sofrer alterações em suas condições sem prévio aviso.

bottom of page