top of page
Buscar

Entenda porque a locação de um veículo faz muito mais sentido se comparada à compra do mesmo

Atualizado: 14 de abr. de 2023



Você compraria na bolsa de valores uma ação sabendo que, dali para frente, ela apenas perderá valor? A depreciação do veículo é o ponto de partida que justifica, em primeiro lugar, a existência das locadoras no mercado automotivo. E os economistas podem confirmar - o carro é um ativo que apenas desvaloriza, a partir do momento que sai da concessionária.


Aqui vai um cálculo simples para entender essa depreciação: Considerando uma vida útil de 5 anos, em linhas gerais, o valor do automóvel é reduzido a 0 após esse período. Ao dividir o valor de compra por 5, você deduz a depreciação anual. Assim, um veículo comprado em janeiro, a R$ 100.000,00, passa a valer R$ 80.000,00 em dezembro do mesmo ano.


Via de regra? Normalmente, sim. Até a pandemia chegar.


Vivemos dois anos atípicos do mercado em que, por escassez de peças, o carro zero deixou de ser fabricado e ter volume de venda. Isso ocasionou um desequilíbrio com baixa oferta e alta demanda, e o carro seminovo passou a ser a única opção para abastecer o mercado automotivo. Então, o preço dele subiu.


Contudo, são águas passadas. Pesquisa recente da Mobiauto. plataforma especializada em precificação de automóveis, mostra que os preços dos carros usados e seminovos estão mais baixos do que há seis meses, e a tendência de queda já pode ser confirmada após o relativo período de alta.


Além da depreciação, o veículo ainda demanda custos mínimos de manutenção: documentação/IPVA, licenciamento, emplacamento, revisões preventivas e corretivas. Sem mencionar os facultativos, como o seguro, que não é obrigatório mas altamente recomendável.


O carro locado não deprecia nem muito menos onera os custos extras. Isso porque a locadora trabalha com escala - ou seja, compra, licencia, faz seguro e manutenção de muitos veículos. Toda a cadeia de fornecimento na locadora é escalável e, então, as locadoras conseguem descontos em todas as etapas - que são repassados para o cliente final.


O custo do dinheiro é mais um ponto a ser ressaltado. Tratando-se da pessoa física que financia um veículo, as taxas de juros são muito mais altas em comparação às taxas que uma locadora paga ao captar investimentos, seja com bancos ou investidores.


E o comprador que paga o veículo à vista poderia investir o capital em aplicações seguras do mercado financeiro que garantiriam a ele cerca de 15% de lucro ao final de um ano - ao invés de uma depreciação de 20% do seu dinheiro, se comprasse o veículo.


Por fim, vamos falar de benefícios? Ao optar por assinar um carro com uma locadora, o cliente desfruta de diversos serviços que agregam como economia das famosas “dores de cabeça”. Na Divena Mobility oferecemos serviços de leva e traz para as revisões preventivas, concierge, assistência 24h, gestão de multas. Fazemos toda a administração necessária para que o cliente não precise se preocupar e nem perder tempo com nenhuma das burocracias que teria com um carro comprado.


Para saber mais sobre nossos carros por assinatura, entre em contato conosco.


コメント


bottom of page