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Número de contratos de veículos por assinatura têm crescido, considerando o público de alta renda



O mercado dos carros por assinatura tem atraído cada vez mais clientes, principalmente quando falamos no público de alta renda. Com uma proposta de comodidade e custo-benefício, atrelada ao aumento para lá de absurdo dos preços de veículos novos, em poucos anos, sem falar no novos hábitos de consumo, a ideia de locar por prazo determinado um carro que, possivelmente, você não compraria, tem sido vista com bons olhos pelo consumidor. Quando falamos em segmento de luxo, como é o caso do ramo de negócios em que atua a Divena Mobility, esse crescimento é ainda mais notável, visto que até mesmo as montadoras procuraram investir nesse campo de oportunidades.

As empresas locadoras buscam explorar o segmento e apostam em diferentes estratégias para atrair o cliente, como a oferta de uma cartela recheada de modelos esportivos, atém de serviços de "brinde" nos contratos, como o Concierge, que leva e busca o carro do cliente nas "idas e vindas" ao mecânico para a realização das manutenções. Sem falar que cada contrato possui o direito a um atendimento personalizado para que o cliente premium se sinta tratado como tal. Dependendo do modelo do veículo, os contratos podem ter mensalidades que chegam a custar R$ 25 mil. E certamente, o que contribuiu infinitamente para o crescimento desse ramo de negócios foi o fato de que os veículos de luxo foram os mais impactados pela onda de aumentos de preços, segundo levantamento da consultoria JATO Dynamics, e a pandemia foi um fator decisivo para essa explosão de preços, devido à crise na cadeia de fornecedores das montadoras. O preço médio dos modelos de luxo saiu de R$ 265 mil, em 2019, para R$ 510 mil (valor de abril de 2023), segundo os dados divulgados. A comodidade em contratar um premium por assinatura também está na desburocratização do processo, pois os pacotes já incluem toda a documentação (IPVA e licenciamento), manutenção, seguro e franquia de quilometragem. Além do que, o interessado não precisa desembolsar nenhum valor inicialmente para pegar um carro. Outro ponto importante levantado por quem opta por ter um carro por um prazo determinado é que é possível testar novas possibilidades, como por exemplo, um automóvel híbrido. Muitos consumidores se mostram bastante interessados em possuir um veículo do tipo, porém ainda não se sentem tão confortáveis com a ideia de compra. Todavia, optar pela assinatura de um modelo híbrido pode ser vista como a alternativa mais segura, pois o contrato pode ser por um período de 12 meses, por exemplo. Um ótimo prazo para avaliar. Segundo estimativa da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), o mercado de carro por assinatura no Brasil, atualmente, é de 150 mil a 160 mil unidades, considerando somente os contratos de pessoa física.

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